Boas práticas: projetos da Nucleora são objeto de livro da coleção Escala 1.20

No último dia 24 de novembro foi lançado o livro Sistemas de Alimentação, da coleção Escala 1.20, compilação de nove projetos da Nucleora – Cozinhas Profissionais. O evento aconteceu na Livraria da Vila, Av. Moema, 493 – Moema – São Paulo – SP, quando também foi anunciado o novo site da empresa, que completou 20 anos.

Esse é o sexto volume da coleção, que apresenta “pequenos projetos com grandes ideias” no universo arquitetônico, evidenciando, no desenho, a importância do trabalho do arquiteto como criador de soluções e espaços que beneficiam a todos diariamente.

Os projetos são apresentados por meio de fotos, plantas, cortes, perspectivas, detalhes técnicos e construtivos e croquis. A proposta editorial tem foco na crítica e no detalhe arquitetônico.

Como produtora dessa iniciativa, a Editora C4 conta com parcerias para garantir a análise e divulgação de expressões da arquitetura contemporânea no Brasil. A Nucleora, empresa de engenharia e arquitetura que há 20 anos especializou-se na pesquisa e implementação de sistemas de alimentação, foi a escolhida para esta edição.

Cris Correa, proprietária da C4, explica que um dos nichos de mercado que despertam interesse crescente é a área de gastronomia e que o contato com a Nucleora aconteceu por meio de um cliente que referenciou o trabalho de seu proprietário, o engenheiro Dimas Rodrigues de Oliveira. A especificidade do trabalho desenvolvido pelo escritório chamou a atenção da editora.

A produção do livro, voltado a diversos públicos, de arquitetos a nutricionistas, teve início há cerca de um ano. “Escolhemos projetos em seguimentos e escalas variadas, para apresentar a pluralidade do trabalho da Nucleora”, conta Cris Correa, acrescentando que a seleção foi feita por ela e pelo engenheiro Dimas.

A jornalista Bianca Antunes, autora da obra, é editora da revista AU – Arquitetura & Urbanismo, da Editora PINI, e autora de Livraria Cultura e Casas Natura, da Editora C4.

Ela conta que o livro traz uma análise dos projetos para cozinhas industriais, mostrando as especificidades e detalhes essenciais nesse tipo de projeto. “O texto introdutório aprofunda-se nessa análise, com foco nas novas tecnologias, em como a arquitetura auxilia na produtividade, no bom funcionamento, na sustentabilidade de uma cozinha e, claro, na qualidade dos alimentos produzidos”, explica.

Na sequência, os nove projetos são detalhados, levando em conta as demandas, o espaço e o tipo de refeição produzida, entre outras variáveis. Para Bianca, o mais interessante no trabalho foi mostrar as complexidades que envolvem um projeto para cozinhas industriais e todos os estudos que devem ser feitos. “Preferencialmente em conjunto com os outros projetos de arquitetura, estrutura, iluminação… Revelar que é necessária muita tecnologia e também know-how para projetar cozinhas eficientes, com exemplos concretos de soluções exemplares, que mostram, na prática, como é possível trabalhar para resolver questões complexas”, acrescenta Bianca.

À frente da Nucleora, Dimas defende que a publicação é importante na coleção Escala 1.20 pela relevância cada vez maior dos sistemas de alimentação no contexto da arquitetura. Ele conta que todo o processo de produção do livro foi tranquilo. “Ajudei na captação porque acho muito importante que os patrocinadores sejam fornecedores destas aplicações. Todas as sugestões que fizemos aceitaram”, diz.

O engenheiro ressalta o trabalho da jornalista, que retratou bem os aspectos deste nicho na arquitetura e conseguiu mostrar a importância desse segmento para o mercado geral.

A produção do livro coincide com os 20 anos da Nucleora no mercado. “A maior importância é que ele documenta o nosso trabalho e nos faz mais maduros”, conclui.

Sistemas de Alimentação contou com o patrocínio das empresas: Cozil, Eletrolux, Eliane, Elvi, Engefood, Gail, GRSA, Melting, Porto Frio, Rational, Topema, Unicold, Whinterhalter e Wog. E teve o apoio da Angelo Pó e da Nutrinews.

O livro está à venda nas principais livrarias do país e pelo site www.editorac4.com.br

Serviço:

Sistemas de Alimentação

Editora C4 – Cris Corrêa Editorial Ltda

Coleção Escala 1:20

R$ 40,00

ISBN

24 x 16,5 cm, 96 pp

Data: 27/11/2010
Texto: Juliana Rocha Barroso
Jornalista profissional – MTB: 42238/SP

Voltar

 

Cozinha Profissional

Confira o mais novo vídeo da Nucleora

 

Vídeo Institucional

Cozinha Profissional TV - 16/04/2012

 

Facebook

 

Twitter

NUCLEORA Cozinhas Profissionais - Todos os direitos reservados
São Paulo - SP | Tel.: 11.3266.8899 | nucleora@nucleora.com.br